Dilma convoca equipe econômica ao Planalto e deve anunciar corte de 15 bilhões
Publicado
emA presidente Dilma Rousseff se reuniu neste domingo (13) com a equipe econômica no Palácio da Alvorada. Participaram da reunião os ministros da Fazenda, Joaquim Levy; do Planejamento, Nelson Barbosa; da Casa Civil, Aloízio Mercadante; além dos secretários da Receita Federal, Jorge Rachid; e do Tesouro, Marcelo Saintive.
A pauta da reunião não foi divulgada, mas o encontro ocorre em meio a discussões sobre medidas para demonstrar compromisso do governo com o corte de gastos, desde o rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela agência de classificação de risco Standard&Poor’s (S&P), na última quarta-feira (9).
Informações preliminares indicam que o Planalto deve cortar entre 20 e 25 bilhões do Orçamento do próximo ano, além de despesas programadas para o corrente exercício. O anúncio deve ficar a c argo do ministro da Fazenda Joaquim Levy. Esse corte vai afetar diretamente programas sociais (como o Minha Casa, Minha Vida e saneamento básico). Além disso, devem ser anunciados novos impostos – ou o aumento da alíquota de alguns deles.
No sábado, Dilma convocou reunião para discutir uma reforma administrativa, com redução de despesas nos ministérios e fusão de pastas. Desse encontro participaram os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante; da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Agricultura, Kátia Abreu; da Ciência e Tecnologia, Aldo Rabelo; das Cidades, Gilberto Kassab; da Integração Nacional, Gilberto Occhi; da Previdência Social, Carlos Gabas; do Esporte, George Hilton; das Comunicações, Ricardo Berzoini; e dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.