Professor enciumado que mandou matar esposa é preso depois de 20 anos
Publicado
emQuase duas décadas após ser responsabilizado pelo assassinato da ex-mulher Alba Valéria Rios, 33, em Minas Gerais, por ciúmes, o professor universitário Roberto Gomes da Silva, 61, foi preso em Teixeira de Freitas (BA), pela Polícia Civil de Minas Gerais, com a colaboração da polícia baiana.
Silva havia se casado novamente e levava uma vida normal como professor universitário em Teixeira de Freitas, segundo a polícia. Ele é formado em economia e matemática, além de ter pós-graduação em pedagogia, e lecionava física e matemática.
Ao longo das quase duas décadas, o professor não teve contato com os quatro filhos do casamento com a mulher assassinada. Alba Rios foi morta com dois tiros na cabeça em novembro de 1996. Três pessoas e o professor foram condenados pelo crime. Como Silva foi considerado foragido, seu julgamento foi suspenso. Com sua prisão, o TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) vai retomar o caso.
O professor e Alba estavam juntos havia 16 anos e moravam no bairro Santa Cruz, região leste de Belo Horizonte, mas decidiram pela separação. Pouco tempo depois, Silva, então com 41 anos, soube que a ex-mulher estava namorando outra pessoa. Enciumado, planejou a morte de Alba, pedindo ajuda a um amigo, que indicou uma pessoa que pudesse cometer o homicídio.
De acordo com a polícia, o professor à época lecionava em três escolas diferentes e teria conversado o porteiro de uma delas, Antonio Alves da Silva, sobre o caso. Assim, o porteiro teria apresentado um primo, Luiz Carlos Ribeiro da Silva, 24, que poderia cometer o crime.