Alonso surpreende e é o mais rápido no primeiro treino livre
Publicado
emParecia que a Mercedes dominaria de novo, mas Fernando Alonso foi o grande destaque da primeira sessão de treinos para o Grande Prêmio da China, em Xangai. O espanhol ficou quatro décimos à frente de Rosberg, segundo melhor colocado. Ricciardo ficou com o terceiro tempo. Felipe Massa e Felipe Nasr, da Williams, ficaram em 10º e 13º lugar, respectivamente.
O frio marcou a primeira sessão de treinos para o Grande Prêmio de Xangai, na China. A temperatura, por volta dos 15ºC, combinada a uma fina garoa, insistente, dificultava a aderência dos pneus. A Mercedes, como de costume, iniciou os trabalhos com o domínio quase completo. Quase por conta da figura de um intruso: Fernando Alonso.
O alemão Nico Rosberg fez o melhor tempo da primeira parte do treino, seguido pelo piloto espanhol da Ferrari. Lewis Hamilton ficou com a terceira posição. Felipe Nasr, no lugar de Valtteri Bottas no TL1, da Williams, fez o 13º tempo, neste período, e foi superado de longe pelo compatriota Felipe Massa, que cravava o quinto tempo.
Os carros foram aos boxes para a troca de pneus e voltaram rapidamente para a pista após 10 minutos. Logo de cara, Alonso fez o melhor tempo da pista, com 1min39s783, e não foi mais superado até o final da sessão, deixando as Mercedes de Rosberg e Hamilton para trás.
Enquanto o alemão conseguiu, ao menos, manter o segundo posto, seu companheiro não passou de um oitavo lugar, terminando o treino como mero coadjuvante. Felipe Massa terminou o P1 com a 10ª colocação, três postos à frente de Felipe Nasr. Raikkonen, companheiro de equipe de Alonso, nem chegou a abrir volta rápida, com problemas técnicos.