Médico confunde apendicite com virose e hospital indeniza família de menino em 60 mil
Publicado
emO Tribunal de Justiça condenou o hospital Alvorada, na Asa Sul, a indenizar em R$ 60 mil por danos morais e mais R$ 162,90 por danos materiais um garoto de 6 anos por erro em diagnóstico de apendicite, informa o G1. O menino, que tinha 4 anos na época, teve de ser submetido a duas cirurgias. Cabe recurso à decisão.
A advogada do hospital não se manifestou sobre o assunto. A assessoria do Alvorada informou que o hospital “cumpre rigorosamente todas as decisões judiciais”. O nome do médico não foi divulgado.
Segundo a mãe da criança, a secretária Elisangela Pereira, o menino foi atendido diversas vezes após vômitos, febre e dores na barriga. O médico que o atendeu diagnosticou o caso como “virose”. Ao levar a criança ao Hospital Regional do Gama, a mãe descobriu que ele teve o apêndice rompido.
Por causa do erro no diagnóstico inicial, o garoto teve de passar por duas cirurgias – uma de emergência, para a retirada do apêndice, e outra para limpeza de órgãos. Ele ficou com uma cicatriz de 11 centímetros na barriga.
Elisangela diz que o filho gritava de dor e quase não tinha forças para andar na última vez que foi consultado no Hospital Alvorada. “Ele dizia que iria morrer o tempo todo e pedia para papai do céu tirar a sua dor. Mesmo assim, o médico afirmava que não era nada demais. Meu filho já não comia e não respirava direito e decidi levá-lo a um hospital público”.