Thereza Mettel, professora emérita da UnB, símbolo da psicologia, morre aos 88 anos
Publicado
emA professora emérita da Universidade de Brasília Thereza Pontual de Lemos Mettel faleceu na madrugada desta terça-feira (3), aos 88 anos, em Brasília. A docente do Instituto de Psicologia foi referência para o desenvolvimento da ciência psicológica no Brasil.
Foi uma das responsáveis por introduzir e consolidar no país a pesquisa científica nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Na Universidade de Brasília, Thereza Mettel atuou na formação de alto nível de docentes, pesquisadores e psicólogos e foi uma das responsáveis pela transformação do Departamento de Psicologia em Instituto.
“A professora Mettel é um ícone e um dos pilares da Psicologia na UnB. Sua dedicação, pesquisa e contribuições para a área da Psicologia Científica são um legado para a Universidade e para o país”, afirma a professora Gardênia Abbad.
Thereza Mettel participou da organização da Sociedade Brasileira de Psicologia e do desenvolvimento do ensino de pós-graduação e pesquisa científica. Também teve papel de destaque na fundação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp).