Ministério Público move ação contra Brookfield por atrasar entregas em Águas Claras
Publicado
emA 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) ajuizou, nesta segunda feira, 23, ação civil pública contra a construtora Brookfield Incorporações S/A devido a atrasos na entrega das obras dos empreendimentos All, Blend e Century Plaza, todos em Águas Claras.
O Ministério Público também questionou diversas cláusulas presentes nos contratos de adesão celebrados pela empresa.
O promotor de Justiça Guilherme Fernandes Neto esclarece que um dos objetivos da ação é o ressarcimento de todos os consumidores que receberam seus imóveis em atraso, em 1% do valor do imóvel, a título de aluguel, por todo o período de atraso ocorrido e daquele que decorrer ao longo da demanda.
Caso o Poder Judiciário aceite os argumentos do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), serão beneficiados mais de três mil moradores desses empreendimentos.
Além disso, a ação visa a declaração de nulidade de diversas cláusulas, dentre elas, a que autoriza a empresa a cobrar dos consumidores os valores gastos com ligações definitivas de serviços públicos, taxas, despachante, bem como encargos condominiais e tributos antes mesmo da entrega das chaves do imóvel.
O MPDFT também pediu a condenação ao pagamento de indenização por danos morais coletivos, no valor de R$ 14 milhões, quantia a ser destinada ao Fundo de Defesa do Consumidor.