Buriti avança para consolidar os acordos e atender as reivindicações de servidores
Publicado
emO Governo de Brasília está caminhando para a consolidação dos acordos feitos entre o Palácio do Buriti e as lideranças de movimentos grevistas. Mais de cem representantes de sindicatos de trabalhadores de 26 órgãos governamentais participaram nesta sexta-feira (04) da solenidade de apresentação das composições dos grupos de trabalho que debaterão questões gerais e pontuais relacionadas às carreiras de servidores públicos que estiveram em greve no último mês.
“Apresentamos a composição dos GTs e também o cronograma de reuniões a fim de que Governo de Brasília e sindicatos, a partir dos servidores, discutam as melhorias nas condições de trabalho e também as estruturas ideais de cada área. Tudo para garantir melhores serviços para a população do Distrito Federal”, explicou o secretário-adjunto de Relações Institucionais, Igor Tokarski.
Durante o encontro, a Secretaria de Fazenda disponibilizou informações das contas públicas, com o intuito de manter a transparência no diálogo com as entidades. Já a Secretaria de Planejamento antecipou a intenção do governo de ouvir reivindicações de cada categoria. “Também estaremos dispostos a começar a tratar sobre o pagamento dos retroativos, desde que consigamos uma sinalização do Legislativo local sobre a aprovação dos projetos que aumentarão a arrecadação do governo”, completou Tokarski.
Sob comando da Casa Civil, os grupos contarão com a participação de representantes da Secretaria de Fazenda, da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, além da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração. Integrantes de outros órgãos públicos também participarão dos grupos, de acordo com a pasta vinculada à categoria do servidor. Saúde; Educação e Esporte; Criança, Adolescente e Juventude; Mobilidade Urbana; Serviços de Limpeza Urbana – SLU; Segurança Pública e Paz Social; Cultura; Meio Ambiente; Polícia Civil; Hemocentro; Procon; Ibram; Na Hora; Justiça e Cidadania e DER já foram acionados pela Casa Civil.
Os 29 grupos de trabalho serão publicados no Diário Oficial do DF da próxima semana. “A partir de então, os representantes do governo terão autonomia para buscar as tão esperadas melhorias para os servidores públicos”, sustentou Tokarski. Além dos GTs, a Casa Civil já havia anunciado a abertura permanente da mesa de negociações com todas as categorias de servidores.