Operação Lei Seca intensificará as ações com 250 agentes durante as festas de fim de ano
Publicado
emA Operação Lei Seca, da Secretaria de Governo, vai intensificar as ações durante as festas de fim de ano. Todo o efetivo, que conta com 250 agentes, será mobilizado a partir do dia 24 de dezembro. No total, serão realizadas 114 operações nos feriados de Natal e Réveillon. Além da capital e região metropolitana, a Operação também promoverá ações no interior do Estado.
– As festas de fim de ano nos fazem celebrar e também é um bom momento para refletir sobre nossas atitudes. O trânsito é um problema de saúde pública no Brasil e o Rio de Janeiro vem dando bons exemplos ao País – afirmou o secretário de Governo, Paulo Melo.
Nos dias 24, 25, 26, 27 e 31 de dezembro, 1º, 2 e 3 de janeiro, também ocorrerão ações educativas onde os cadeirantes da Operação Lei Seca vão distribuir panfletos, adesivos e ventarolas em pontos importantes da cidade como aeroportos, rodoviária e locais turísticos como a praia de Copacabana, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Lapa.
– A circulação de pessoas e o trânsito neste período de festas são intensos. Faremos 57 operações no período natalino e outras 57 no feriado do Réveillon. Nossas equipes atuarão nas regiões de maior fluxo em todo o Estado – disse o coordenador da Operação Lei Seca, coronel Marco Andrade.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2013 houve 12% de redução no número de mortes no trânsito no Brasil, em comparação com o ano de 2012. Isso comprova que o cidadão tem colaborado e refletido sobre os danos que o álcool, associado à direção, podem causar – explicou o coronel.
Balanço da Operação Lei Seca
A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009, pela Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro. Desde então, até a madrugada de 10/12/2015, 2.059.913 motoristas foram abordados, 405.603 foram multados, 81.471 veículos foram rebocados e 140.602 motoristas tiveram a CNH recolhida. Foram realizados neste período 1.803.912 testes com o etilômetro e em 140.602 foram comprovadas a alcoolemia.
O sucesso do programa também já serviu de inspiração para outros estados do país e o exterior: 20 delegações brasileiras, entre elas Pernambuco, Acre, Rondônia e Alagoas e duas delegações internacionais, da Venezuela e Espanha, enviaram comitivas ao Rio a fim de importar o modelo de gestão da Lei Seca fluminense.