Corredor viário RJ-145, em Valença, recebe pavimentação com asfalto borracha
Publicado
emImportante corredor viário da região Sul-Fluminense, a RJ-145 recebeu uma nova pavimentação com asfalto borracha. As obras foram inauguradas, nesta sexta-feira (11), pelo governador Luiz Fernando Pezão. As melhorias contemplam um trecho entre os municípios de Barra do Piraí e Valença, em uma extensão de 28 quilômetros. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Obras, investiu R$ 96 milhões nas obras.
– A estrada era considerada a rodovia da morte. Agora, será a estrada do desenvolvimento. A qualidade da pavimentação aplicada na via, por meio da técnica do asfalto borracha, é de alta qualidade, durabilidade e ambientalmente correta – disse Pezão.
O asfalto borracha utilizado na restauração da RJ-145 apresenta durabilidade duas vezes maior que o convencional e um custo final até 40% menor. A tecnologia empregada também garante conforto e segurança aos seus usuários.
Além da pavimentação com asfalto borracha, o DER executou serviços de drenagem, terraplanagem, restauração com construção de acostamento, terceira faixa e sinalização.
A estrada é vital para o crescimento da região, especialmente para a cidade de Valença, pois é o principal acesso ao município e recebe intenso tráfego de veículos por dia. A estrada passa por áreas rurais e urbanas, onde existem fazendas de gado, produção de leite e oficinas de metalurgia, além de ser uma importante ligação para o Estado de Minas Gerais. A RJ-145 possui ao todo 108 quilômetros de extensão, ligando o distrito de Passa Três, no município de Rio Claro, ao distrito de Manoel Duarte, no município de Rio das Flores.