Prefeitura cria aplicativo gratuito para melhorar o cotidiano de passageiros e taxistas
Publicado
emA prefeitura pretende lançar, após o Carnaval, o aplicativo oficial do Rio que permitirá aos cariocas avaliar os mais de 50 mil taxistas da cidade. Os profissionais mais bem avaliados terão vantagens, como prioridade em pontos públicos de maior movimento.
Apelidada pelo secretário de Transportes, Rafael Picciani, de ‘Uber do táxi da prefeitura’, a ferramenta disponibilizará serviços semelhantes aos do app do mercado paralelo, como a possibilidade de chamar táxis virtualmente, estimar o valor da corrida e pagamento com cartões.
“O Uber deu ao poder público a certeza de que o cidadão ficou na expectativa dessa tecnologia à sua disposição”, diz Picciani. Era nosso papel devolver à sociedade o que ela demonstrou desejar”, completou o secretário.
Além de punir os motoristas mal avaliados, que poderão até ter a licença cassada, a prefeitura vai criar um ranking dos mais bem classificados. A ideia é conceder benefícios aos melhores, como vagas exclusivas para atender os passageiros que desembarcarem em navios no Porto e em outros pontos movimentados. Todos os taxistas serão obrigados a se inscrever no aplicativo e a aceitar cartões de crédito e débito.
Três empresas que participaram de chamada pública em setembro do ano passado já apresentaram modelos de aplicativos à prefeitura, que ainda define a forma de contratação. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, não haverá custo para o poder público no modelo estudado. Picciani quer que a empresa vencedora fique responsável pelas atualizações da tecnologia. O aplicativo será gratuito para taxistas e passageiros.