Vila Maria, formosa, leva os encantos e as maravilhas da Ilha Bela para animar o Anhembi
Publicado
emMarcia Cristina da Silva
Com o enredo Samba “A Vila Formosa é mais bela, Ilhabela das maravilhas”, a escola de samba Unidos da Vila Maria, segunda a desfilar no Sambódromo do Anhembi, nesta sexta-feira, 5, contou a história, lendas e encantos de Ilhabela, cidade do litoral norte de São Paulo, conhecida como capital da vela.
Dividido em cinco setores, o enredo da Vila Maria destacou desde a descoberta de Ilhabela até sua modernidade. Logo no primeiro setor, a escola falou sobre as lendas do local, os protetores do mar, como Iemanjá, seus descobridores e os índios que viviam lá. Já no setor seguinte, a escola relembra que Ilhabela já foi um centro de troca de escravos.
No terceiro setor aparecem os jesuítas e os naufrágios, enquanto que o quarto setor vai falar sobre as lendas que envolvem Ilhabela. E, para finalizar, o último setor apresenta as modernidades, como os barcos dos velejadores, e a cultura da cidade, como a famosa Folia de Reis.
A Vila Maria conta com 3.500 integrantes, divididos em 29 alas. Com 240 componentes, a bateria comandada por Rodrigo Neves, o mestre Moleza, vem caracterizada de pirata. A madrinha da ala é Dani Bolina e a rainha, Bruna Fonseca.
A escola conta ainda com Agatha Luiza, que, de acordo com a agremiação, é a rainha-mirim mais nova do Brasil. Serginho do Pandeiro, Amanda Gontijo (ex-BBB) e Dudu Nobre, que é um dos compositores do samba-enredo, completam os destaques da escola.
Campeã do Grupo de Acesso em 2014, a escola da zona norte de São Paulo busca seu primeiro título no Grupo Especial. Em 2015, a agremiação terminou em 10º lugar. Na busca pelo título inédito, a escola investiu no carnavalesco Alexandre Louzada, campeão pela Vai-Vai em 2015.
Samba enredo: “A Vila Formosa é mais bela, Ilhabela das maravilhas”
Vem ver
No horizonte o sol vai despertar
Em cada canto vejo florescer
Obra prima da mãe natureza
O azul do mar, revelando encantos e magia
“Ilha das maravilhas”
Terra onde canta o tangará
E o índio bateu o tambor . . . Ôô
Reverenciando ancestrais
Matas, rios e cascatas adorou
As riquezas naturais
E no balanço das ondas . . . Mareia
Tem reza forte tem . . . Na aldeia . . . Clareia
Salve o sincretismo na religião
Oxóssi é São Sebastião
Desafiando a emoção
Piratas aventureiros
Lendas, mistérios e sedução
Em busca do ouro a ambição
Vai e vem da maré… sinfonia no ar
Tantas histórias pra contar
Você o meu paraíso em aquarela
A grande capital da vela… Ilhabela
Dona das mais lindas cachoeiras
Deságua na cadência do meu samba
E nesse carnaval
Torna o meu sonho real
É você minha Vila o meu grande amor
Paixão pra vida inteira
A mais … É ela
Vila Maria canta Ilhabela