Mostra comemora 90 anos da Estação Barão de Mauá, na Avenida Francisco Bicalho
Publicado
emEm mais uma etapa do processo de revitalização da Estação Leopoldina, a mostra Barão de Mauá – 90 anos de história foi aberta ao público. A exposição traz a história da família do Barão de Mauá, além de curiosidades da arquitetura do local. Diversos painéis de fotos mostram desde a construção da estação até os dias atuais, além de intervenções sonoras, miniaturas e mobiliário.
– O objetivo da mostra é resgatar a bela história da Estrada de Ferro Leopoldina e de sua principal estação, além de reforçar a luta pela preservação de nosso patrimônio e o fortalecimento do transporte por trilhos – afirmou o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
Na abertura da exposição, antigos ferroviários foram homenageados. Aprendiz na década de 50 e um dos mestres de ensino ferroviário do Rio de Janeiro, Antônio Peril reviveu o passado.
– Todas as fotos me transportaram no tempo. A revitalização desta estação me deixou emocionado. Sinto saudades da época que trabalhava aqui – contou Antônio.
Também presente ao evento, o presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina, engenheiro Jair José da Silva, ficou entusiasmado com a ocupação da estação.
– Ver tudo isso tão cheio de vida é um alento para todos os ferroviários da Leopoldina. Quem gosta de trens não pode perder a chance de rever a estação e aprender mais sobre o sistema ferroviário do Rio de Janeiro e do Brasil – disse o engenheiro.
A exposição é permanente, com entrada franca e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, na Avenida Francisco Bicalho, s/n – Leopoldina.