Curta nossa página


Obras emergenciais não ficam prontas e Zoo do Rio continuará fechado, decide Ibama

Publicado

Autor/Imagem:


Não existe mais a possibilidade de o Zoológico do Rio reabrir durante o carnaval. Em vistoria na quinta-feira (4), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) constatou que as obras emergenciais necessárias para a suspensão do embargo à visitação não estão prontas.

De acordo com a entidade, no corredor da fauna, onde ficam os cervos e as antas, só metade do gramado foi reformado. Os tanques do local também foram totalmente recuperados. A obra no viveirão das aves só está no começo, com apenas parte da poda das árvores realizada. O recinto dos elefantes começou a receber o bloqueio visual – uma das determinações impostas à prefeitura -, mas os animais ainda não podem ser soltos ao mesmo tempo.

Já no núcleo de reprodução, os consertos também começaram, mas ainda não há espaços completamente prontos. O setor onde a reforma avançou foi no extra, espaço próprio para que os animais sejam isolados quando estão doentes, feridos ou estressados. Segundo o Ibama, três dos seis blocos estavam nos acabamentos finais, com 13 dos 38 recintos quase prontos.

O instituto aponta, ainda, descaso com a seção de enriquecimento ambiental e pontos de fuga. De acordo com o Ibama, essas estruturas “sequer começaram a ser implantadas”. Nem os enriquecimentos ambientais que já existem, mas estão quebrados, foram consertados. Um exemplo são as cascatas nas jaulas dos felinos.

Estes são elementos naturais colocados nos recintos para que os animais se sintam mais à vontade e possam se comportar como se estivessem em seu habitat.

Para o Ibama, essas são melhorias fundamentais para a qualidade de vida dos animais, e para a reabertura do zoológico à visitação. Além da conclusão das obras emergenciais, o órgão considerou que reabrir o estabelecimento em meio a obras inacabadas também não seria seguro para os visitantes.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.