Crossfit, nome bonito para corpo saudável, tem lá seus riscos, alerta ortopedista
Publicado
emMarta Nobre, edição
Quem quer estar por dentro da vida moderna tem na agenda academias lotadas, dietas, suplementação, porque tudo isso é combustível para alcançar os objetivos e metas pessoais de quem busca incessantemente “construir” um corpo definido.
Além dos exercícios físicos mais comuns como musculação, caminhadas e aeróbicos que já fazem parte desse processo, a moda do momento para colocar o físico em dia é o famoso crossfit, que vitimou um aluno no início da semana, em Águas Claras.
A técnica vem de exercícios militares que consistem em movimentos que exigem alto esforço. Além disso, requer um preparo excelente e boa maturidade muscular do praticante, pois é um esporte de muito impacto. De acordo com o ortopedista do Hospital Santa Luzia, João Simionatto, se feito sem moderação e o acompanhamento de um profissional qualificado, pode levar a uma série de complicações.
“Lesões musculares nos tendões e cartilagens, a maioria nos joelhos e tornozelos, são bem comuns. O atleta corre o risco de desenvolver hérnias de disco e problemas para os ombros, com uma síndrome de impacto, por exemplo”, alerta.
Brasília tem cerca de 20 locais, ou boxes, que oferecem esse tipo de atividade. Ela tem sido alvo de várias polêmicas e preocupações dos médicos ortopedistas, principalmente pelos riscos que a falta de informação e atenção oferecem. “Isso é fruto do modismo. Nem sempre um corpo moderno e bonito esteticamente é saudável. Isso acontece principalmente a nível de cidades grandes como Brasília”, explica o ortopedista.
De acordo com o especialista, precaução é sempre o melhor remédio. “Cada um deve respeitar suas limitações, principalmente no crossfit. É uma atividade que proporciona uma queda rápida no peso e súbito acúmulo de força. O praticante deve ter cautela inclusive com as cargas nos aparelhos. Todo cuidado é pouco”, afirma o doutor.
Dicas do médico
Fazer um bom alongamento e aquecimento;
Entender as limitações físicas;
Praticar as atividades físicas com moderação;
Não ter pressa com resultados.