Curta nossa página


Preço salgado do bacalhau faz salmão subir na mesa da Páscoa

Publicado

Autor/Imagem:


Andressa Pimenta Lins, Edição

Está chegando a hora de uma das mais tradicionais datas do calendário brasileiro: a Páscoa! Repleta de significados, com tradições como os deliciosos ovos de chocolate e os pratos típicos, a festa também é uma forma de reunir a família ? das menores às mais populosas ? e relembrar a importância de compartilhar e celebrar a vida.

Para sair um pouco do lugar-comum e surpreender, a pedida é inovar preparando receitas com salmão, pescado que oferece toda a versatilidade, praticidade e leveza que a ocasião merece.

Se a sua lista de convidados é longa, a dica é optar por um salmão fresco inteiro. Para garantir uma compra de qualidade, quatro aspectos devem ser considerados na hora da escolha: textura, cor, característica dos olhos e cheiro.

A avaliação começa pela firmeza da carne, e uma maneira fácil de testar é pressionar a peça escolhida, observando se a área apertada volta ao normal após alguns segundos. Caso isso não aconteça, o peixe já não oferece tanto frescor e o ideal é buscar outro salmão. Em relação à coloração, o pescado deve ter a pele brilhante e as guelras, localizadas no fim da cabeça, devem apresentar um tom bem avermelhado.

O terceiro critério na hora da escolha está relacionado ao brilho dos olhos, que assim como a pele deve ser reluzente para determinar se o pescado está fresco. E o último, mas não menos importante detalhe a ser observado, ou melhor, sentido, é o cheiro do peixe, que precisa ter aquele característico aroma de maresia.

Depois de testado e aprovado, fica fácil escolher uma receita como o Salmón de Chile assado, para deixar todos com água na boca e o gostinho inesquecível de uma comemoração especial!

Se a família não é tão grande e ainda restarem algumas porções do pescado, a dica é aproveitá-las para preparar um bolinho aperitivo ao molho de pepino e iogurte: leve, fresquinho e saudável para a semana de Páscoa!

“Além de ser opção completa para o preparo dos mais variados pratos, o salmão também é ótimo para combinar com bebidas como o vinho chileno, outro item típico da Páscoa! Para brindar essas receitas, por exemplo, podemos optar por um Sauvignon Blanc bem frutado ou por um espumante mais refrescante”, complementa Melanie Whatmore, da Salmón de Chile, associação que promove o consumo do salmão chileno no Brasil.

Receitas – Acompanhe abaixo o passo-a-passo das receitas que farão esta ocasião ainda melhor!

Salmón de Chile Assado

INGREDIENTES
1 salmão chileno inteiro já limpo
Sal a gosto
2 dentes grandes de alho picados
2 limões
1/2 xícara de chá de vinho branco seco
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
Cheiro-verde picadinho e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO
Misture os temperos e o sumo dos limões numa tigelinha e esfregue tudo no peixe, inclusive no lado de dentro. Forre uma assadeira grande com papel alumínio e ponha o peixe por cima, regue azeite sobre ele, de ponta a ponta.
Leve o peixe ao forno por cerca de 1 hora, dependendo do tamanho do peixe, comece a mexê-lo com um garfo, por volta dos 40 minutos, para ver se já está quase macio, quando estiver quase macio regue com o vinho branco e deixe por mais 20 minutos ou até quando estiver bem macio

Bolinhos de salmão, com molho de iogurte e pepino

INGREDIENTES

1 quilo de salmão cortado em pedaços finos
1 ½ xícara de farinha de trigo burgol
1 cebola média, picada em pedaços finos
Sal e pimenta
Suco de ½ limão
Óleo para refogar

Para o molho:
½ pepino, descascado, sem sementes e ralado
180 ml de iogurte
2 colheres de sopa de hortelã fresco picado
Gotas de suco de limão
Sal e pimenta

MODO DE PREPARO

Hidrate o trigo burgol em água fria por 10 minutos;
Escorra a água e misture com o salmão picado em pedaços finos, a cebola, sal, pimenta e suco de limão. Refrigere por 30 minutos.
Aqueça o óleo numa frigideira profunda
Faça bolinhas de tamanho médio com a mistura do salmão e frite no óleo, movendo com suavidade, até ficarem douradas.
Escorra sobre papel toalha e espete em palitinhos de madeira
Sirva os bolinhos acompanhados com o molho de iogurte e pepino.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.