Rodoviários da Baixada aderem à greve nesta quarta-feira
Publicado
emRodoviários sindicalistas de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, prometeram fazer uma paralisação a partir da 0h desta quarta-feira (14). A greve terá adesões em pelo menos outros cinco municípios da Baixada representados pelo sindicato: Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, Japeri e Queimados. Cerca de 3,8 mil ônibus circulam diariamente nestas cidade. As informações são da prefeitura de Nova Iguaçu.
A paralisação terá pelo menos 24 horas de duração. No entanto, poderá ser estendida até quinta-feira (15). A prefeitura de Nova Iguaçu não terá plano de contingência para minimizar os impactos, mas vai reforçar o efetivo de agentes da Secretaria de Transportes para coibir transportes irregular de táxis, kombis e vans.
Em razão da ameaça de paralisação, o Transônibus – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Nova Iguaçu – entidade que representa as empresas de ônibus daquele município, bem como de São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Mesquita, informou, através de nota, que tomou as providências para garantir o transporte da população, já tendo solicitado apoio à Polícia Militar para evitar piquetes e ações de vandalismo.
A paralisação na Baixada Fluminense acontece após os rodoviários do Rio entrarem em greve por 48 horas desde esta terça-feira (13). A liderança do movimento afirmou, durante entrevista coletiva, que vai manter a paralisação até o fim, à 0h de quinta (15). Os representantes dos grevistas disseram também que empresas de ônibus estão financiando pessoas armadas para ameaçar os adeptos da paralisação, como forma de represália.