Curta nossa página


Mercado coloca freio na especulação e mantém juros a 14,25% até o fim do ano

Publicado

Autor/Imagem:


Bernardo Caram

O mercado financeiro manteve as expectativas para a taxa básica de juros da economia para este ano. O Relatório de Mercado Focus, divulgado na manhã desta segunda-feira, 21, pelo Banco Central, projeta que a taxa básica de juros encerrará 2016 em 14,25% ao ano – mesma taxa registrada no documento passado e também igual ao valor atual da Selic.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o colegiado manteve a Selic inalterada, mas com dois votos dissidentes de alta (0,50 pp). O foco do Banco Central para a meta de inflação é o ano de 2017. Para o ano que vem, o mercado espera que a taxa Selic termine o ano em 12,50% ao ano, mesma taxa apontada na última semana – há quatro documentos estava em 12,63%.

Entre os economistas que mais acertam as projeções para o rumo da taxa básica de juros, o grupo Top 5 no médio prazo, a estimativa para 2016 ficou mantida em 14,00% aa. Um mês atrás, a mediana das projeções estava na mesma posição. Já para 2017, a previsão é que a taxa encerre o ano em 12,50%, contra 12,25% do último documento.

Corte – O mercado financeiro manteve a expectativa de que a taxa básica de juros da economia sofrerá corte apenas em janeiro do ano que vem, segundo a abertura do Relatório Focus. Assim como no documento passado, a projeção aponta para um corte de 0,50 ponto porcentual, levando a taxa atual de 14,25% ao ano para 13,75% a a.

A continuidade da redução, antes projetada para março do ano que vem, foi antecipada para fevereiro, agora com uma taxa de 13,50% a.a. A expectativa é que a Selic continue caindo até 12,75% a.a. em maio, repetindo o valor em junho e voltando a cair, até atingir 12,25% a.a. em setembro.

estadao

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.