Curta nossa página


Celina manifesta apoio à Operação Lava Jato e defende mudança no modelo político

Publicado

Autor/Imagem:


A presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputada Celina Leão (PPS), anunciou na sessão ordinária desta terça-feira (12) que a Mesa Diretora do Legislativo local manifesta apoio incondicional à operação Lava Jato, da Polícia Federal. De acordo com ela, a Casa dá total apoio às investigações a políticos de todos os partidos. A deputada também defendeu mudanças no sistema político brasileiro.

Vários deputados se manifestaram ao longo da sessão sobre a 28ª etapa da operação Lava Jato, deflagrada hoje, resultando na prisão do ex-senador Gim Argello. O líder do PT, deputado Wasny de Roure, disse que o episódio deve provocar na classe política e em toda a sociedade uma profunda reflexão. Para o distrital, o grande volume de recursos que apareceu nas eleições de 2014 no DF já dava indícios de irregularidades, embora nenhum órgão eleitoral tenha detectado. Para ele, a CLDF deveria debater com profundidade a situação política.

O deputado Chico Leite (Rede) fez críticas ao sistema político e defendeu ser necessário que as mudanças comecem com as pessoas. Na opinião do deputado Raimundo Ribeiro (PPS), o foco deve ser o combate à corrupção, “que contamina todo o sistema político eleitoral e partidário”.

Reforma – Já o deputado Chico Vigilante (PT) defendeu como única solução para reformar o sistema político a instalação de uma Constituinte exclusiva para tratar do assunto, com parlamentares eleitos com essa única finalidade e que depois não possam mais concorrer a nenhuma eleição.

Vigilante disse que a nova etapa da operação Lava Jato demonstra que o dinheiro das empreiteiras é o mesmo que vai para todos os partidos e não apenas para o PT, como queriam fazer parecer alguns. Para ele, o problema não é do PT, mas do sistema político, e isso já começa a ser percebido pelos procuradores da Lava Jato.

O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) defendeu mudanças no sistema político e sugeriu medidas como o fim da reeleição e a centralização dos recursos de campanha nos tribunais eleitorais, que ficariam responsáveis pelo pagamento de serviços para os candidatos, como confecção de cartazes, santinhos e adesivos.

Bloco – Chico Leite anunciou e a criação do Bloco Partidário Sustentabilidade e Trabalho, reunindo os distritais do PV, PDT e da Rede. Leite será o primeiro líder do bloco.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.