Wi-Fi está ruim em casa? Para tudo se dá um jeito, com calma
Publicado
emFelipe Meirelles, Edição
Você ficaria decepcionado se descobrisse que desperdiça parte do seu sinal de Wi-Fi? Pense no preço que paga pelo serviço e reflita se é uma boa ideia jogar dinheiro fora.
É assim que começa reportagem de Fabio Andrighetto, no Uol. E ele explica que para obter uma conexão wireless melhor, pode ser necessário fazer algumas mudanças em sua casa ou apartamento. As modificações devem servir para diminuir a atenuação, algo que provoca redução de intensidade de sinal, e não para embelezar o ambiente.
Antes de mudar tudo de lugar, instale um aplicativo em seu smartphone que meça a velocidade de Wi-Fi, como o Speedtest, disponível para Android (http://zip.net/bqtb8R) e para iOS (http://zip.net/bstbqS). Ande de cômodo em cômodo e registre as medidas de ping, download e upload. Assim, você poderá comparar as alterações no sinal.
Coloque o roteador o mais alto possível, como no topo de uma estante, em uma área central. Nunca o deixe rente ao chão. Se você morar em um sobrado, prefira a instalação no segundo andar. As ondas se movem com mais facilidade e para o lado e para baixo.
Ainda assim, o concreto e os tijolos das paredes, além cabos de força, espelhos e móveis, provocam impacto na qualidade do sinal. Como no Feng Shui, que procura harmonizar o fluxo de energia, deixe livre o caminho das ondas. Isso pode ser feito apenas observando os obstáculos visíveis para decidir qual é o melhor lugar para colocar o roteador wireless.
Evite que o roteador fique próximo de agentes que operam na mesma frequência, como microondas, telefones sem fio, babás eletrônicas e quaisquer tipos de aparelhos que transmitem sinais. Se não for possível, troque a largura de banda, de 2.4GHz para 5GHz. Hoje, muitos roteadores possibilitam essa mudança.
Atualize seu roteador. Os dispositivos desse gênero ficam obsoletos com rapidez e nem sempre o que é oferecido pelas empresas são os melhores do mercado. Na verdade, quase nunca. Tenha em mente que pode ser necessário comprar algo mais adequado a sua necessidade.
Reiniciar o aparelho também pode surtir efeito. Quando a conexão parecer ruim, tente. Mexa nas antenas de seu roteador. Lembra-se quando as pessoas mudavam a angulação da antena dos televisores para melhorar a recepção? Pois bem, isso também funciona no século 21. Trocar a posição delas faz diferença.
Se seu roteador suportar antenas externas substituíveis, procure encontrar uma que seja adequada ao seu espaço. Outra saída são os repetidores wireless que funcionam bem e podem custar menos de R$ 100.