Manter a beleza do rosto requer certa disciplina: lavar duas vezes ao dia, tonificar e hidratar. Periodicamente, também é preciso remover as impurezas que aceleram o surgimento de acne, cravos e mesmo o envelhecimento. Mas não é preciso gastar muito para se manter bonita: uma limpeza de pele em casa pode ser prática e eficaz.
Embora os produtos nem sempre sejam encontrados a preços acessíveis nas farmácias, os dermatologistas também indicam ingredientes naturais que podem renovar a pele, mantendo-a jovem por mais tempo.
Diariamente, estamos expostos à poluição, aos raios solares e a outros produtos, como os mais diversos tipos de maquiagem. O acúmulo de impurezas na pele acaba por obstruir os poros – o que gera cravos, espinhas e rugas. Após a limpeza profunda, os poros abertos facilitam a absorção do hidratante, melhorando o viço e saúde da tez de forma geral.
A limpeza de pele deve ser realizada semanalmente para pele mista, duas vezes por semana no caso das peles oleosas e quinzenalmente para as peles secas. É imprescindível limpar antes (utilizando um sabonete adequado) e hidratar depois.
Como fazer limpeza de pele em casa
Receita 1 – A fórmula é extremamente simples, com apenas dois ingredientes. Basta misturar duas colheres de sopa de mel com uma colher de açúcar. Quando formar uma mistura homogênea, é só aplicar no rosto em movimentos circulares e depois enxaguar. Em seguida, deve-se borrifar água de coco no rosto e, na sequência, passar o hidratante.
Receita 2 – Com foco no combate a cravos e espinhas, essa receita demanda meia colher de sopa de aveia em flocos finos, uma colher de sobremesa de argila verde e uma xícara de chá de camomila frio. Basta misturar tudo até formar uma massa homogênea e aplicar na pele em movimentos circulares. É preciso deixar agir por cinco minutos e retirar com água fria.
Como turbinar a limpeza – Seja com receitas caseiras ou com produtos comprados em farmácias, alguns truques podem potencializar o efeito da limpeza de pele. Veja quais são.
Antes da limpeza, coloque água fervente em uma bacia e aproxime o rosto a uma distância de cerca de 25 centímetros, por dois minutos. O calor intenso dilata os poros, facilitando a remoção da sujeira.
Na retirada do produto, é melhor utilizar água fria, para promover o fechamento dos poros. Isso ajuda a evitar agressões à pele.
Pela manhã e à noite é importante reservar dois ou três minutos para o ritual de beleza, que consiste em limpar, tonificar e hidratar (nessa ordem). O sabonete deve ser adequado ao seu tipo de pele, assim como o hidratante.
Um engano comum das pessoas de pele oleosa é lavar o rosto muitas vezes ao dia. Entretanto, isso pode estimular ainda mais a oleosidade da pele. É importante lavar duas vezes (no máximo, três) e utilizar um hidratante oil free.