Enquanto dormimos, nosso cérebro processa todas as informações adquiridas ao longo do dia e nosso corpo recarrega as energias para o dia seguinte. Como se isso não bastasse para que valorizássemos uma boa noite de repouso, um estudo do Instituto do Sono, publicado em 2012, indicou que quem dorme bem possui melhor imunidade.
Então, por que dormimos tão mal? Ao contrário da dedicação que temos nas nossas tarefas diárias, nós deixamos o sono em segundo plano, como se fosse um luxo. Porém, é por meio dele que adquirimos energia espiritual e disposição para enfrentar o trabalho, os estudos e as reuniões sociais. Quem dorme bem consegue desenvolver melhor as atividades, tem mais bom humor, bem-estar e saúde.
O que muita gente não sabe é que, para valorizar esse momento tão importante, basta mudar alguns hábitos. O primeiro deles é evitar fazer refeições pesadas à noite, pois o corpo precisa de mais energia para a digestão nesse período, prejudicando o sono. Além disso, é indispensável dormir em um lugar tranquilo, longe do barulho, em um colchão confortável e de qualidade. Vale também gastar energia durante o dia com a prática de alguma atividade física.
Pensar no trabalho, nos planos futuros e em problemas a resolver antes de dormir não muda nada e apenas tira o sono, pois estimula o cérebro a pensar em um momento em que ele deve relaxar. Portanto, faça esse momento do dia valer a pena. Faça com que o seu sono te dê as forças necessárias para você acordar e ir atrás do que importa. Uma boa noite de repouso pode transformar sonhos em realidade!