Notibras

Abaixo a corrupção! Mas sem baderna, por favor

Cenas de confronto não serão permitidas no ato deste domingo (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Marta Nobre

Vinte e cinco mil pessoas. Essa é a previsão das autoridades de Brasília de público para a manifestação deste domingo, 4, na Esplanada dos Ministérios, em defesa das 10 medidas contra a corrupção. Atos semelhantes são esperados para todo o País. O evento deve ter início às 9h, com encerramento às 13 horas.

Para evitar baderna, a Secretaria de Segurança Pública e Paz Social decidiu fazer revista em quem for para a Esplanada. Se identificados, grupos de arruaceiros seriam impedidos de ter acesso ao local.

O esquema de segurança vai contar com 1 mil 500 policiais militares, além de um número indeterminado de oficiais a paisana. Convocado pelas redes sociais pelos movimentos Brasil Livre e Vem pra Rua  —, os manifestantes deverão se concentrar no gramado central da Esplanada.

A ocupação do espelho d’água do Congresso Nacional não será permitida. Muito menos a passagem para as calçadas dos ministérios. A ordem é garantir a segurança dos manifestantes, mas também, ao mesmo tempo, evitar depredações ao patrimônio público, como ocorreu na semana passada.

O trânsito será alterado. As Vias S1 e N1 estarão fechadas da Rodoviária, após a alça leste, até a L4.  Como alternativa para circulação e estacionamento, os que forem de carro poderão usar as Vias S2 e N2, que estarão liberadas.

Nas pistas interditadas — S1 e N1 —, haverá viaturas e serviços do governo local posicionados, como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O Corpo de Bombeiros Militar terá 13 carros no local, e o Detran-DF atuará com 8 veículos, apoio do helicóptero e dois guinchos. A Polícia Civil com reforços na 5ª Delegacia de Polícia, que atende a região da Esplanada dos Ministérios.

Os pontos de revista serão distribuídos em diversos lugares da Esplanada. Parte estará concentrada logo no início, após a Rodoviária. Mais adiante, haverá reforço na altura da Catedral, com direcionamento dos manifestantes para o gramado central. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, não será permitido que o protesto ocupe as vias. Nas áreas próximas dos ministérios — entre a S2 e a S1 e entre a N2 e a N1 — também estarão espalhados pontos de revista.

Sair da versão mobile