Ação comunitária na Asa Sul marcará na quarta-feira, 19, homenagem a morador de rua
Publicado
emUma ação comunitária marcará o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado em 19 de agosto. A mobilização Pop Rua será promovida nesta quarta-feira (19), das 9 às 18 horas, no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua da 903 Sul. No local, entre outras atividades, os participantes terão corte de cabelo e assistência odontológica e jurídica.
Haverá seis tendas com serviços como aferição de pressão arterial, tratamento dentário, artesanato, apresentações musicais, palestras sobre saúde e atendimentos jurídico e psicossocial. Promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, o evento tem parceria de órgãos governamentais e entidades privadas.
“Uma média de quatro mil pessoas na capital têm a rua como moradia, de acordo com dados de 2015 da Associação Casa Santo André — entidade assistencial sem fins lucrativos”, informa o coordenador de Promoção de Direitos de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade da secretaria, Iolando Almeida de Souza. Ele acrescenta que essa é a primeira edição do Pop Rua, mas a ideia é dar continuidade à ação.
A Secretaria do Esporte e Lazer ajudará na estrutura, com a montagem de banheiros químicos e sonorização; a de Cultura promoverá apresentações artísticas; e a de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude ensinará como fazer uma horta comunitária. Entidades privadas serão responsáveis por refeições e doação de kits de higiene bucal, entre outros.
O 19 de agosto marca o massacre na Praça de Sé, em São Paulo. Entre 19 e 22 de agosto de 2004, 15 pessoas foram atacadas enquanto dormiam nas ruas no centro da cidade, e sete delas morreram.
1º Pop Rua de Brasília
19 de agosto de 2015 (quarta-feira)
Das 9 às 18 horas
Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua
SGAS 903, Conjunto C, Asa Sul
Kelly Crosara, Agência Brasília