Notibras

Adolescente se cuida ou vira vítima do velho incômodo

Carolina Paiva, Edição

A puberdade é uma fase de mudança rápida para a vida adulta e durante ela ocorrem mudanças no corpo, aumento dos hormônios, constantes alterações de humor, entre muitas outras transformações.

Nesse momento de transição, também é comum que o adolescente se torne mais exigente com sua aparência e, nesse sentido, a estria é apontada como uma das principais queixas.

A estria, um estiramento da pele ocasionado na epiderme e na derme, está relacionado diretamente com a alimentação, que, quando não realizada corretamente, pode aumentar o índice do aparecimento das indesejáveis “listras”.

A fisioterapeuta Ana Carolina Almeida afirma que as estrias estão ligadas nessa geração, pois as gerações mais antigas demonstravam um índice menor em relação ao surgimento do problema.

Ela ainda explica que, para evitar o aparecimento de estrias, além de uma boa alimentação, também é preciso tomar muita água para manter o corpo hidratado e mais resistente.

A água é a maior responsável no combate às estrias. Uma pele bem hidratada tem menor chance de se corromper. Quando surge o aparecimento do famoso “efeito sanfona” (aumento e perda rápida de peso) há uma necessidade ainda maior de ter um corpo bem hidratado, caso contrário a pele será esticada além da capacidade de distensão e se corromperá, gerando as estrias.

Outra indicação de Ana Carolina Almeida é o uso de óleos vegetais, que são ricos em vitamina E e ajudam a hidratar a pele.

Sair da versão mobile