Notibras

Aécio e Eduardo disputam apoio de Joaquim na campanha

O anúncio de aposentadoria antecipada do ministro Joaquim Barbosa pode movimentar as campanhas dos presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). A saída de Barbosa do STF vai provocar sondagens por parte dos partidos, na expectativa de conquistar um apoio que é considerado estratégico junto ao eleitorado.

A possibilidade de o ministro dizer não às propostas pede uma estratégia cuidadosa para as abordagens. Segundo o jornal, amigos próximos dizem que Barbosa irá avaliar se irá ou não dar apoio público a algum dos candidatos.

Na última pesquisa Datafolha, Barbosa apareceu com 14% das intenções de voto. Após o anúncio, porém, ele não deu indicações públicas de que pretenda seguir um rumo político.

Em visita a Franca, no interior de São Paulo, Campos reafirmou o convite, feito há meses, para que Barbosa se filie ao PSB. “Qual partido não gostaria de ter Barbosa em seus quadros?”, disse.

Aécio Neves também teceu elogios ao ministro.”É um homem que o Brasil aprendeu a respeitar. Pode-se gostar ou não dele, mas é um homem íntegro, honrado e que faz muito bem à Justiça brasileira.”

Sair da versão mobile