Aécio vem a Brasília, aparece, mas Pitiman fica lá atrás nas pesquisas
Publicado
emO candidato do PSDB ao Palácio do Buriti Luiz Pitiman não consegue levantar voo. A exemplo de outras pesquisas, a do MDA, divulgada neste sábado 9, mostra o tucano na barreira dos postulantes ao cargo de governador. Encabeçando a lista está o ex-governador José Roberto Arruda (PR) com 32,8% das intenções de voto.
O governador Agnelo Queiroz (PT), que tenta a reeleição, está em 2° lugar, com 18,3%, seguindo de Rodrigo Rollemberg (PSB) com 11,9% e Toninho do PSOL, que pontua 5,6%. Pitiman, com, 4,5%, fica à frente apenas de Perci Marrara (PCO) com 0,3%.
A pesquisa do instituto MDA entrevistou 1.500 eleitores nos dias 3 a 7 de agosto de 2014. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo DF-00025/2014. Pelo visto, de dana adiantou a passagem por Brasília de Aécio Neves, em quem Pitiman vive colado para bater as asas em direção ao Buriti.
O estudo mostra que votos em branco e nulo são 19,8% e indecisos, 6,9%. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em um eventual segundo turno entre José Roberto Arruda e Agnelo Queiroz, o ex-governador sairia vitorioso com 47,2% dos votos, versus 27% do petista. Contra Rodrigo Rollemberg, Arruda venceria por 45,1% a 31,6%.
No cenário de Agnelo Queiroz enfrentando Rodrigo Rollemberg, o atual governador também perderia. Teria 28,7% dos votos se a eleição fosse hoje, contra 44% do pessebista.
Na disputa pela única vaga disponível ao Senado, o deputado federal Luiz Antônio Reguffe (PDT) lidera com 33% das intenções de voto. Em segundo lugar está o também deputado federal Geraldo Magela (PT), com 18,1%. O senador Gim Argello (PTB) tem 13% e Sandra Quezado (PSDB), 3,1%.