Três homens foram presos, na noite deste domingo (27), em pontos diferentes da região central do Rio, por Agentes da Operação Lapa Presente (OLP), da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro. Dois deles eram foragidos da Justiça e um portava cinco facas.
Alison Elias dos Santos, de 21 anos, foi preso durante patrulhamento na Avenida Gomes Freire. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo. Na Rua Teotônio Regadas, os agentes surpreenderam Alexandre Luis Balbino, de 28 anos. Ele cantava músicas de apologia ao tráfico de drogas e foi conduzido à 5ª DP (Mem de Sá) para averiguação. Após consulta, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de furto.
Já no Largo da Carioca, Anderson Expedito Silva Soares, de 42 anos ficou nervoso com a chegada dos agentes. Ao ser abordado, foram encontradas cinco facas dentro de sua mochila. Ele foi conduzido à 5ª DP (Mem de Sá), onde foi feito o registro da ocorrência e as facas foram apreendidas. Anderson tinha cinco passagens na polícia pelo crime de roubo.
Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada de domingo, os agentes cumpriram 304 mandados de prisão – sendo 12 por homicídio, 134 por roubo, 72 por furto, 34 por tráfico de drogas e 52 por outros crimes.