Notibras

AgroBrasília abre as portas no Parque Ivaldo Cenci, de terça-feira, 10, até o sábado, dia 14

Guilherme Pera e Ádamo Araujo

A nona edição da AgroBrasília, maior feira de agronegócio do Centro-Oeste, será de terça (10) a sábado (14), das 9 às 17 horas, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (BR-251, km 5). Faz parte da programação o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar, organizado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e pelas Centrais de Abastecimento (Ceasa-DF), com cursos e treinamentos para pequenos e médios agricultores. O objetivo é apresentar tecnologias adaptáveis à realidade deles.

O ambiente de 48 mil metros quadrados terá 13 circuitos temáticos, com dicas para cultivos de frutas, flores e mel, uso de energias renováveis, criação de pequenos animais, produção de leite e gestão ambiental, entre outros assuntos. A ideia é auxiliar a elevar a produtividade e o lucro. “Em cada tema apresentado, haverá pelo menos duas inovações”, promete o extensionista (consultor para técnicas rurais, econômicas e sociais) da Emater e coordenador do Espaço de Valorização da Agricultura Familiar, Névio Guimarães.

Também serão oferecidos produtos para a agricultura familiar e orientações sobre formas de acesso aos programas de crédito dos governos federal e de Brasília. “Oferecemos oficinas de reciclagem de materiais para artesanato e palestras sobre panificação, saneamento e plantas medicinais”, acrescenta a gerente de Desenvolvimento Sociofamiliar da Emater, Selma Tavares.

Outra novidade será uma parte exclusiva para energias renováveis. Logo no primeiro dia de feira, ocorrerá um seminário sobre o tema, realizado pela Emater, pela Embrapa Agroenergia — vinculada à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) — e pela Coordenadoria de Biocombustíveis, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. “O produtor poderá conhecer e obter mais informações sobre alternativas limpas para uso nas propriedades, como a energia solar e a eólica, o biodiesel e o biogás”, afirma Névio Guimarães.

A 60 quilômetros da capital do País, a estrutura fica no centro de uma região que, além do DF, abrange Bahia, Goiás e Minas Gerais. O evento, promovido pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal, tem entrada franca.

Estrutura – Quinta maior feira de agronegócio do Brasil, a AgroBrasília de 2016 tem expectativa de público de 100 mil pessoas — sendo 4 mil no espaço do governo local —, 420 expositores e movimentação de R$ 550 milhões. O evento abrange desde agricultores familiares até grandes produtores. O Parque Tecnológico Ivaldo Cenci tem 500 mil metros quadrados.

Agência Brasília

Sair da versão mobile