Notibras

Águas Claras vai corrigir falhas no asfalto antes que chuva chegue e piore tudo

Ádamo Araújo

A partir desta semana, será iniciado um trabalho de recuperação no asfalto de Águas Claras. Após a identificação de defeitos em trechos já revitalizados nas vias da região, o governo de Brasília voltará ao local para fazer os reparos necessários, que devem ser concluídos em cerca de 20 dias após o início do serviço.

A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (29), durante vistoria que envolveu a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e o Tribunal de Contas do Distrito Federal. A inspeção feita hoje identificou problemas como fissuras, afundamentos, remendos fora das normas e falta de sinalização. “São ajustes pontuais, em sua maioria por conta de intervenções de obras feitas pela Caesb”, destaca o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto.

Segundo ele, a recuperação será feita pelas duas companhias. O que for de responsabilidade da Caesb, as firmas prestadoras de serviço serão acionadas para refazer os erros de execução. Os demais reparos serão feitos, parte pela própria Novacap e parte pela empresa contratada para cuidar do asfalto de Águas Claras. “Como são ajustes que estão dentro da garantia do contrato, não há custos adicionais aos cofres públicos”, explica Menegotto.

Durante a fiscalização, os chefes dos órgãos, os auditores e os técnicos percorreram trechos das Avenidas Araucárias e Castanheiras, que cortam paralelamente a região. “A ideia desse trabalho de hoje é garantir que a obra tenha qualidade e durabilidade para atender da melhor maneira a população”, explica o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antônio Renato Alves Rainha. Ele destaca que voltará ao local para uma nova sondagem em aproximadamente 20 dias após o início da recuperação.

De acordo com Rainha, o asfalto de Taguatinga também passará por auditoria nos próximos dias. No ano passado, o do Plano Piloto recebeu inspeção, e o laudo dessa investigação será divulgado no dia 21, quando o tribunal inaugurará um laboratório próprio para levantamento dessas informações. Atualmente, a maioria dos testes são feitos no laboratório da Novacap.

Também participaram da vistoria desta manhã o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Raimundo Santos Ribeiro Coimbra; e o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Maurício Luduvice.

Agência Brasília

Sair da versão mobile