Marcia Cristina da Silva
Com o enredo “Ave Maria cheia de faces”, a escola de samba Águia de Ouro, terceira escola a desfilar na madrugada deste sábado, 6, pelo Grupo Especial, no Sambódromo do Anhembi, levou à passarela do samba todas as faces e representações de Maria, mãe de Jesus.
A proposta da escola do carnavalesco Amarildo de Mello foi, a partir de Maria, fazer um passeio pela história universal e retratar outros símbolos de maternidade e feminilidade, como Isis, deusa egípcia do amor; Artemis, deusa grega; a mãe-natureza; África mãe-negra. E a escola finalizou sua apresentação com a mãe do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Com 3.200 integrantes, divididos em 25 alas e cinco carros alegóricos, a Águia de Ouro invadiu a passarela do samba com suas tradicionais cores azul e branco. Pelo terceiro ano consecutivo, Cinthia Santos foi a rainha da bateria comandada pelo mestre Juca.
Campeã do Grupo de Acesso em 1998 e 2009, a agremiação busca seu primeiro título no Grupo Especial. A melhor colocação no grupo de elite do carnaval paulistano foi em 2013 e 2014, quando terminou em 3º lugar. Em 2015, a Águia de Ouro ficou em 4º lugar ao retratar os 120 anos do tratado de amizade entre Brasil e Japão.
Samba-enredo: “Ave Maria cheia de faces”.
O céu se abriu
Mostrou seu luar
Pra ver minha Águia de Ouro passar
Ave Santa Mulher que me guia
O nosso Azul e Branco
É de Maria
Mãe
Divina dona da terra
Sentimento de amor e magia
Abençoa este Carnaval
Derrama sua luz sagrada em todos nós
Deusa do sol e da lua
De faces marcantes
Dama universal
Trago aqui a minha prece
Rainha Clemente
Teu fruto o Rei Salvador
Chorou tanta dor
Mãe África
Hão de florescer teus filhos
Em cada palmo de chão
Iluminando o terreiro
Da miscigenação
Sublime aparição
És majestosa
Faz mais feliz
O meu caminhar
Formosa
Estende o teu manto sobre nós
Amada padroeira do Brasil
Hoje a Pompeia cantando
Te pede perdão