A Fiat anunciou nesta terça-feira (25) outro recall dos chamados “airbags mortais” no Brasil. Desta vez, o modelo afetado é o Fiat Uno, ano/modelo 2015/2016. Os chassis envolvidos são De 9BD195A6MG0714811 a 9BD195A6MG0752858,
O problema no dispositivo de segurança, que já causou 11 mortes nos Estados Unidos, afeta as versões Attractive, Way 1.0, Way 1.4, Evolution e Sporting. No total, 1.522 unidades rodam com a peça defeituosa no Brasil.
De acordo com a fabricante, em caso de colisão com acionamento do airbag frontal do passageiro, o inflador do dispositivo de segurança poderá romper-se provocando a dispersão de fragmentos de metal.
Os proprietários devem agendar a troca gratuita do módulo do airbag em uma concessionária Fiat. O atendimento começa em 31 de outubro e deve levar cerca de 2 horas.
O defeito nos airbags da Takata veio à tona em 2013. No ano passado, uma investigação encomendada pelas montadoras descobriu que o nitrato de amônio, em contato com umidade, trinca a carcaça metálica.
A bolsa acaba abrindo com muita força, estilhaça a peça e atira pedaços de metal contra os ocupantes do veículo. Os ferimentos são semelhantes a facadas, segundo relatos.
Ainda não há registro de vítimas no Brasil, mas outras 12 marcas já anunciaram recalls devido ao problema. Confira os outros chamados de recall de airbags Takata no Brasil.
Outras 5 fatalidades na Malásia também foram ligadas ao defeito, mas ainda não há confirmação da causa da morte nestes casos.