O ministro do exterior da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, pediu progressos na implementação do acordo de paz para o leste da Ucrânia, que já tem mais de um ano. Durante conferência da qual fazem parte representantes da Rússia, Ucrânia e França, ele disse esperar que Moscou e Kiev percebam que não podem demorar o quanto quiserem para implementar o acordo.
Após os esforços em Munique para forçar uma solução diplomática, o primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev, e o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, trocaram acusações em uma conferência de segurança que ocorre na cidade, o que evidencia a desconfiança entre os dois lados.
Há um ano, Alemanha e França participaram das conversas que desenharam um acordo de paz para o leste da Ucrânia, em reuniões que ocorreram em Minsk, na Bielorrússia. No entanto, os confrontos ainda não cessaram totalmente e pouco progresso foi feito no campo político.
Em seu discurso, Steinmeier afirmou que “não conversarem um com o outro em um momento de crise não pode ser a resposta”. Em nota, o ministro do exterior da Alemanha acrescentou que “ainda estamos longe de implementar o acordo de Minsk”.
Frank-Walter Steinmeier disse que os ministros do exterior da Rússia, Sergey Lavrov, e da Ucrânia, Pavlo Klimkin, pediram que propostas fossem apresentadas antes da próxima reunião, que segundo o oficial alemão deve ocorrer no início de março.