Notibras

Alemães vão às ruas contra ascensão da extrema-direita

Milhares de manifestantes foram às ruas em Erfurt, capital do estado alemão da Turíngia, neste sábado, 15. onde a eleição do representante da região graças à extrema direita provocou um terremoto político na Alemanha.

Os manifestantes se reuniram no centro da cidade, sob o lema “Não aos pactos com os fascistas: nunca e em lugar nenhum!”. Entre cartazes e bandeiras, podia-se ler alguns que diziam “não queremos o poder a qualquer preço”.

A manifestação na cidade, localizada no território da antiga e comunista República Democrática Alemã (RDA), foi organizada por ONGs, artistas, sindicalistas e autoridades políticas, reunidos na aliança #Unteilbar (indivisível) e apoiados por movimentos como Fridays for Future e Bund.

“Manifesto-me porque a influência da AfD (força de extrema direita Alternativa para a Alemanha) torna-se muito incômoda nas regiões do leste”, explica a moradora de Erfurt Maria Reuter, 74 anos. “Continuo sendo otimista, mas limites foram ultrapassados.”

A eleição surpreendente do liberal Thomas Kemmerich no último dia 5, graças aos votos da direita conservadora e da extrema direita, gerou manifestações em todo o país. Diante da pressão, ele chegou a anunciar sua renuncia, mas, dois dias depois, disse ter sido aconselhado a permanecer por mais um tempo para garantir que o governo “continue funcionando”.

Sair da versão mobile