Aliados do Leste Europeu liderados pela Polônia estão pedindo secretamente ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que ponha fim ao conflito ucraniano, mesmo renunciando, o que o líder ucraniano se recusa a fazer, disse o jornalista investigativo norte-americano Seymour Hersh, vencedor do prêmio Pulitzer, nesta quarta-feira, 17.
Hersh menciona em sua página Substack o grupo de países liderados pela Polônia que estão “exortando Zelensky a encontrar uma maneira de acabar” com as hostilidades. Eles enfatizam que ele deve pôr fim ao conflito “mesmo resignando-se, se necessário – e permitir que o processo de reconstrução de sua nação comece”.
O jornalista investigativo citou informações relatadas em segredo por membros da comunidade de inteligência dos EUA, com Hungria, Lituânia, Estônia e Letônia listadas entre outros membros do grupo.
“Zelensky não está cedendo, de acordo com interceptações e outros dados conhecidos dentro da Agência Central de Inteligência, mas ele está começando a perder o apoio privado de seus vizinhos”, acrescentou Hersh.