Curta nossa página


Alta densidade populacional dá um nó na mobilidade urbana

Publicado

Autor/Imagem:


Vocês já perceberam que as grandes cidades, a cada vez, tornam-se maiores cidades?
Isso reflete, é claro e notório, nos problemas de excessos populacionais concentrados em reduzidos espaços físicos. Vejam o caso de Brasília:

Há o conglomerado principal – o chamado Plano Piloto (o avião, na arquitetura base de Brasília e que levou às denominações de Asa Norte e Asa Sul) -, e as demais cidades satélites, hoje administrações regionais.

Essas cidades satélites, quer queiramos ou não, ainda hoje funcionam como “cidades dormitório” de Brasília, isto é, as pessoas residem nessas localidades, mas trabalham no Plano Piloto. O trânsito, no início do dia e ao final da jornada torna-se “coisa de louco”!!!

No entanto, se os gestores “pensassem”, poderiam realocar ambientes de trabalho, como organismos públicos, para as cidades satélites. Novos empreendimentos particulares, somente seriam autorizados se instalados em cidades satélites, mesmo que houvesse necessidade de incentivos fiscais de Governo.

Desta forma, de imediato, haveria a redução drástica nos fluxos de trânsito, com redução, também, de engarrafamentos e, principalmente, do estresse!!!

Em outros segmentos, como atendimento à saúde, escolas e faculdades, shoppings, tudo o mais que fosse atrelado às sociedades seriam também descentralizados.

Os reflexos nos serviços de abastecimento e tratamento de água e esgoto; a coleta e tratamento de resídios – lixo – para uma população bem mais reduzida localmente, seriam visivelmente fantásticos!!!

Se expandirmos esse raciocínio para outras regiões do Brasil – e, por extensão, do mundo!!! – os benefícios da distribuição populacional seriam magníficos!!! Já imaginaram São Paulo e Rio de Janeiro, apenas para citar as mais comentadas nos recentes períodos na imprensa, sem os problemas atuais de falta d’água, mesmo se dermos um desconto às investidas criminosas de São Pedro?

Então, entendo que é por aí que deve passar a reflexão relacionada a novos povoamentos; novas instalações industriais e comerciais, ou quaisquer outros tipos de estruturas que possam atrair gente. Descentralizar!!! Essa é a ideia para uma vida com menos estresse e mais vida saudável. E a Natureza? Ela, simplesmente, agradece!!!

Hamed Aawar

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.