O Senado aprovou nesta terça (22) a inclusão de 12 municípios à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). O texto, que contou com o apoio de 64 senadores e apenas um voto contra, segue agora para sanção presidencial, pois já foi aprovada pela Câmara dos Deputados.
Atualmente composta por 22 municípios, a região do Entorno será ampliada para contar com mais dez cidades goianas e duas mineiras. São elas: Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício, além de Arinos e Cabeceira Grande, em Minas Gerais.
Durante a tramitação, o relator do texto, senador Hélio José (PROS-DF), disse que as deficiências de infraestrutura das cidades próximas a Brasília, que registram problemas socioeconômicos, são motivadas pelo fato de a região ser dependente da “força econômica do DF”.
“A ampliação da Ride permitirá desenvolver ações governamentais e viabilizar soluções para os diversos problemas que necessitam da atuação conjunta, buscando promover uma redução das diferenças socioeconômicas em toda a região atendida. Portanto, considero a proposição meritória”, afirmou o parlamentar, em seu parecer.