Alunos da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ (FACC) acusam o diretor do departamento, Angelo Cister, de agredir um estudante durante uma reunião do Departamento de Administração, realizada na tarde desta segunda-feira no Campus da Praia Vermelha, na Urca. De acordo com o que o estudante Ronald Lopes disse ao Extra, o professor arremessou seu celular no chão e, depois, o agrediu fisicamente. “Eu estava gravando a reunião, quando ele veio para cima de mim e me deu um tapa no olho. Nessa hora, me afastei o máximo que pude”, conta o estudante, que, após o episódio, registrou queixa na Divisão de Segurança da UFRJ.
Em nota, a universidade informou que “deverá instaurar processo disciplinar para apurar se a conduta do servidor condiz com os ditames da Administração Pública. Qualquer decisão adotada deverá ser precedida do competente Processo Administrativo Disciplinar em que seja assegurado ao acusado o direito à ampla defesa e ao contraditório”. A UFRJ diz ainda que “no caso em questão, veiculado nas redes sociais, se ficar comprovado cometimento de falta grave pelo servidor, ele pode ser enquadrado em um ou mais dos ilícitos administrativos previstos na lei nº 8.112/1990”. Procurado, o professor ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Segundo Rafael Dias, representante do Centro Acadêmico de Administração, o professor já vinha apresentando uma conduta que vinha desagradando aos alunos do curso. Por conta disso, foram na tarde desta segunda-feira até o gabinete do reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi, pedir uma abertura de sindicância para apurar alguns fatos. Ao mesmo tempo, um outro grupo de alunos se reunia com o diretor do FACC, quando teria ocorrido a agressão.
Uma das atitudes que mais indignaram os alunos foi a suspensão das aulas da FACC entre os dias 26 e 28 de maio, decretada pelo professor Cister na última semana. Segundo Rafael Dias, o professor os chamou de “três dias de luto e nojo” pela ação dos estudantes durante uma congregação realizada na última terça-feira. Na ocasião, os alunos fizeram um protesto pelo fato do diretor não ter convocado os representantes do Centro Acadêmico de Administração para o encontro.
Em nota publicada na página da universidade, a reitoria informa que “recebeu com surpresa a decisão da Direção da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) de suspender as atividades acadêmicas por três dias consecutivos” e que “por entender que a medida extrapola as atribuições do dirigente da unidade, considera-a inadequada e extemporânea”. A nota conclui que “a reitoria não identifica qualquer razão para a iniciativa e reitera que irá de imediato adotar as medidas necessárias para o retorno da normalidade acadêmica na faculdade, apelando ao bom senso daquela comunidade acadêmica para evitar que se acumulem novos prejuízos para toda a nossa Instituição”.