Membros da ONG de conservação Sea Shepherd saíram no rio Sena em um barco a motor para monitorar a posição da baleia-branca perdida, mas o chefe do grupo na França disse que tentar tirá-la da água e transportá-la de volta ao mar só a colocaria em maior risco.
Os ambientalistas temem que a baleia perdida vista no rio Sena possa morrer de fome se não encontrar o caminho de volta ao mar.
A baleia beluga dentada foi vista na quarta-feira nadando no rio no norte do país em torno de Courcelles-sur-Seine, bem a jusante da capital Paris. A brigada de incêndio na província de Eure, na Normandia, enviou uma equipe para ajudar o mamífero marinho perdido.
“É um animal bastante impressionante, e que parece calmo. Não parece estressado, aparecendo regularmente”, disse o oficial dos bombeiros Patrick Herot à emissora francesa TF1.
Mas na quinta-feira, a autoridade do governo departamental Isabelle Dorliat-Pouzet disse que a baleia mal se movia e flutuava entre duas eclusas no rio e só aparecia ocasionalmente para respirar.
Membros da ONG de conservação Sea Shepherd saíram em um barco a motor para monitorar a posição da baleia. “Ela está condenado a morrer se permanecer no Sena”, disse a presidente da Sea Shepherd France, Lamya Essemlali.
“O desafio agora será ajudar a alimentá-lo e tentar acompanhá-lo em direção ao oceano”. Essemlali alertou que tentar tirar a baleia da água e transportá-la de volta ao mar só a colocaria em maior risco.