No Feng Shui, cada elemento da casa tem uma parcela de responsabilidade na energia que se tem predominante no ambiente. Neste artigo, o destaque será sobre os tapetes. Saiba como esta simples peça de decoração pode te ajudar a equilibrar o ambiente e a trazer para perto todo tipo de energia benéfica que você precisa de acordo com o local.
Por se tratar de um objeto que fica diretamente no chão, os tapetes estão na base estrutural da casa e por isso transmitem muitas energias, com grande força. É por isso que é tão importante escolher um que agrade aos moradores ou frequentadores do local, pois o conforto é também a base desta energia.
De acordo com sua cor, estampa, forma e cômodos, os tapetes podem ter uma energia diferente. Abaixo separamos algumas destas diferenças. Conheça e aplique no seu ambiente da melhor forma possível.
Quanto aos cômodos
– Banheiros e lavabos: Para equilibrar as energias destes ambientes são indicados tapetes quadrados ou retangulares em tons de amarelo.
– Quartos: Em quartos de criança são indicados tapetes com bastante cor e em formato redondo. Já em quartos de casais e adultos, tapetes retangulares e aconchegantes são ideais; de preferência que tenha um em cada lado da cama se for um casal.
– Corredores: Por ser um local de passagem é também um local de condução de energia para os outros cômodos. Listras em um tapete grande são indicados.
– Sala de jantar: O importante é se atentar para que as cadeiras fiquem dentro da área do tapete, inclusive quando estiverem em uso.
– Sala de estar: O ideal é que todos os móveis que compoem este ambiente fiquem sobre o tapete.
– Escritório: Se tiver a possibilidade de ter um tapete que ajude no isolamento acústico, é o ideal, pois o ambiente pede foco.
Quanto a estampas
– Listras: Se forem horizontais, estimulam energia de relaxamento e tranquilidade; as verticais ajudam a alongar os espaços.
– Círculos: Simbolizam ciclos, universo e totalidade.
– Triângulos: Boa estampa para locais profissionais pois estimulam crescimento e agilidade.
– Quadrados: Energia de segurança, estabilidade e concretização de objetivos.
Quanto a cores
– Vermelho: simboliza vitalidade, movimento e paixão. Indicado para quarto de casais.
– Preto: desde que seja para ambientes pequenos pode estimular sabedoria e intuição.
– Branco: energia de organização, paz e mente em produção.
– Lilás: indicado para relaxamento e meditação, cor bastante usada em consultórios e clínicas de estética.
– Amarelo: estimula a energia de concentração, estabilidade e segurança. Indicado para locais de estudo, principalmente.
– Rosa: Simboliza o amor e o romance, mas também a juventude. Indicado para quartos de criança e adolescente.
– Laranja: Muito relacionado ao humor, amizade e diversão. Pode ser uma ótima opção para uma casa de veraneio ou para uma sala de estar onde se costuma receber muitas visitas.
– Azul: Estimula a paz e a harmonia entre os presentes.