Mais de metade dos americanos estão agora mais preocupados com o crescente uso e poder da Inteligência Artificial (IA) do que entusiasmados com as suas perspectivas, revelou uma nova pesquisa do Pew Research Center.
“No geral, 52% dos americanos dizem que se sentem mais preocupados do que entusiasmados com o aumento do uso da inteligência artificial”, afirmou o Pew Research Center em comunicado de imprensa.
“Apenas 10% dizem que estão mais entusiasmados do que preocupados, enquanto 36% dizem que sentem uma mistura igual destas emoções”, acentua o texto.
A percentagem de americanos que estão mais preocupados com a IA na vida quotidiana aumentou acentuadamente em 14% desde dezembro de 2022, quando 38% expressaram esta opinião.
“Aqueles que ouviram muito sobre IA têm 16 pontos mais probabilidade agora do que em dezembro de 2022 de expressar mais preocupação do que entusiasmo sobre ela. Entre este grupo mais consciente, a preocupação agora supera o entusiasmo em 47% a 15%. Essa margem foi de 31% a 23%”, diz o comunicado.
As pessoas que ouviram um pouco sobre IA têm 19% mais probabilidade de expressar preocupação hoje do que em dezembro de 2022. A maioria agora manifesta mais preocupação do que entusiasmo (58%) sobre o papel crescente da IA na vida diária, enquanto apenas 8% relatam o sentimento oposto, segundo o estudo.