A coligação que lançou a candidatura da senadora Ana Amélia Lemos (PP) ao governo do Rio Grande do Sul vai apoiar o candidato do PMDB, José Ivo Sartori, no segundo turno. Os partidos PP, PSDB, SD e PRB anunciaram a decisão no início da tarde desta terça-feira (7).
Ana Amélia liderou as pesquisas de intenção de voto em todo o primeiro turno, à frente do atual governador Tarso Genro (PT), que busca a reeleição, e de Sartori. Na reta final, os levantamentos mostravam o petista em primeiro, enquanto os outros dois disputavam um lugar no segundo turno.
Os resultados das urnas, porém, surpreenderam ao trazer Sartori em primeiro lugar com 40,4% dos votos, seguido por Tarso, com 32,6%. A progressista ficou de fora do segundo turno, ao ficar em terceiro lugar, com 21,79%.
“Os partidos signatários levarão às suas instâncias partidárias, especialmente às bancadas federal, estadual, prefeitos/vices e vereadores o indicativo de apoio ao candidato Sartori, que representa o projeto mais identificado com as propostas que defendemos”, diz o texto assinado pela coligação “Esperança que Une o Rio Grande”.