O parlamento turco não ratificará o protocolo sobre a adesão da Suécia e da Finlândia à OTAN nas condições atuais, disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, nesta terça-feira, 31.
“O Ministro dos Negócios Estrangeiros sueco [Tobias Billstrom] veio visitar-nos. Esteve no parlamento, reuniu-se com partidos. Ouviu que todos os partidos estão igualmente a declarar que sem o cumprimento das obrigações assumidas para nós, a ratificação do protocolo é impossível.
Portanto, nas condições atuais, não é necessário falar sobre a aprovação deste documento”, disse Tobias Billström em entrevista coletiva conjunta com seu homólogo húngaro.
Ancara pode “olhar positivamente” para a adesão da Finlândia à OTAN se Helsinque e a aliança decidirem por um pedido separado da Suécia, acrescentou o ministro.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que a Suécia não deve contar com o apoio turco para o pedido de adesão à OTAN . Anteriormente, as negociações trilaterais entre Turquia, Suécia e Finlândia sobre a adesão à OTAN foram adiadas a pedido de Ancara.