Curta nossa página


Hora da espiritualidade

Anote aí. Natal não é só troca de presentes

Publicado

Autor/Imagem:
Gabrielle Carreira

O Natal tem se tornado, cada vez mais, uma época focada nos presentes, na comilança e claro, nas férias. Mas existem muitas formas de fazer esse momento ser algo mais espiritual. Hoje vamos te sugerir 14 formas de fazer o seu Natal ser diferente, baseadas numa reflexão de Paramhansa Yogananda, chamada “Why Celebrate Christmas?” (Por que celebramos o Natal?).

Existem muitas formas de comemorar o Natal. Seja com uma grande festa, seja com um jantar reunindo a família ou apenas reservando um momento para reflexão. O importante é entender o verdadeiro sentido desta celebração.

Será que é certo “aproveitar” o nascimento de Cristo para garantir alguns bens materiais? O que fica na sua vida depois que o Natal passa? Alguns presentes e alegria superficial?

Poucas pessoas celebram o Natal com o pensamento de Cristo. Poucos sabem como comemorar a vinda de Cristo.

Quando comemoramos o aniversário de alguém, queremos que essa pessoa se sinta feliz e elevada. O Natal é o aniversário de Jesus, mas Ele não precisa de nossa celebração para Sua alegria ou Sua elevação. No entanto, certamente devemos celebrar a vinda de Cristo para lembrar Sua vida exemplar, permanente e edificante, para que possamos reviver a Sua vida e refletir sobre a nossa existência.

Precisamos comemorar o aniversário de Cristo em todo Natal, não para que Ele se sinta feliz, mas porque Sua vida é permanentemente útil e inspiradora para a sociedade como um todo.

É claro que é importante também manter o fator físico e social de conexão que existe em celebrar o Natal, mas, mais importante do que isso, é necessário trazer para dentro de si a conexão com Cristo:

1 – Faça do seu coração um altar de Cristo.

2- Perdoe todos os seus inimigos imaginários e reais, assim como Cristo perdoou seus adversários.

3- Ame a Cristo como a alegria da meditação profunda e, assim, comemore a segunda vinda de Cristo: Natal espiritual, dentro de você.

4 – Faça com que Cristo esteja dentro de você, fazendo-o nascer uma segunda vez, mantendo uma nova alegria cada vez maior com a sua meditação profunda diária.

5 – Comande todas as ações de sua vida com a honestidade e o destemor de Jesus Cristo.

6 – A partir do autocontrole de Jesus Cristo, supere as tentações que produzem tristeza e desenvolva um gosto por todas as coisas boas. Supere os prazeres temporários dos sentidos e persiga a felicidade duradoura e verdadeira da Alma.

7 – Contemple a alegria omnipresente de Cristo em todos os homens, em todos os santos, em todas as criaturas, no cosmos povoado pelas estrelas e no templo de seus próprios pensamentos.

8 – Lembre-se de que, embora Cristo tenha nascido uma vez, ainda pode nascer de novo todo Natal ou em qualquer outro momento, em sua consciência despertada pela meditação.tualidade

9 – Seja bom para quem lhe faz o mal, compreenda o mal-entendido, tenha bondade quando lhe faltarem com a gentileza e tenha paz na inquietação.

10 – Contemple o Cristo omnipresente, sempre vivo, que nasce de novo em sua devotada atenção.

11 – Faça tudo mantendo o pensamento e a paz de Cristo. No Natal, veja que Cristo nasceu de novo na beleza de toda a Natureza, na sua sabedoria desperta, em tudo o que tem beleza verdadeira, e em todos que contemplam a fragrância das qualidades de Cristo.

12 – Troque presentes espirituais, estendendo as excelentes qualidades de Cristo às outras pessoas que as necessitam e recebendo as qualidades da alma daqueles que te amam.

13 – Troque presentes mantendo seu pensamento em Cristo, e receba o presente Dele em sua vida. Através do portal da sua meditação, deixe sua alegria aprisionada escapar e descanse seu coração em Cristo, que está em tudo.

14 – Deixe sua alegria fluir por todos e, assim, você verá Cristo manifestado em todas as coisas.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.