Notibras

Anthony Garotinho promete levar metrô até a Baixada Fluminense

Foto/Arquivo Notibras

O candidato ao governo do estado pela coligação Força do Povo (PR-PROS-PT do B), deputado federal Anthony Garotinho (PR), anunciou nesta terça-feira (5) que, se eleito, vai levar o metrô até a Baixada Fluminense. O anúncio foi feito após Garotinho viajar esta manhã da Central até a Pavuna ao lado do especialista em Transportes, engenheiro Fernando Mac Dowell, e da filha dele, a candidata a deputada federal Clarissa Garotinho (PR).

“Vamos aproveitar o próprio traçado da Via Light, não terá desapropriação”, afirmou Garotinho, acrescentando que a expansão pode se dar em dois anos já que não seria necessário fazer desapropriações pois o traçado utilizado seria o da Via Light.

O metrô do Corredor da Via Light será de superfície e terá cerca de 16 quilômetros de linha, saindo da Pavuna e passando pelos municípios de São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu. Segundo Mac Dowel, o novo trajeto eleva o número de viagens/dia na Linha 2 de cerca de 250 mil para mais de um milhão.
“Não tem condição de uma região metropolitana como o Rio transportar tanta gente de ônibus, com outros modais importantes como trens de superfície, VLT, metrô e outras alternativas não serem aproveitadas por causa do controle político que as empresas de ônibus exercem sobre o governo e a Assembleia Legislativa”, criticou o candidato.

Durante a viagem da Central até a Pavuna, o engenheiro Fernando Mac Dowell observou alguns desgastes da linha férrea. “Está com muito calo nas rodas. A medida que esses calos vão se formando, isso vai socando a via, vai desnivelando a via. A Linha 2 tem que ter o mesmo critério da Linha 1. A medida que o lastro vai entrando no solo, vai causando desnivelamento. Num desnivelamento desse você pode ter descarregamento”, explicou.
Garotinho confirmou ainda que mantém o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e que planeja agenda com ela nos próximos dias no Rio. Negou, através de assessoria, que tenha retirado apoio formal à petista.

Sair da versão mobile