Notibras

Apologia ao estupro na internet que constrange as mulheres vai ficar por isso mesmo ministro?

Foto/Arquivo Notibras

O site tioastolfo.com que faz apologia ao estupro – inclusive com um guia de como atacar alunas da Universidade de São Paulo – continuava no ar até as 14h59 desta sexta-feira, 14, sem que nenhuma autoridade pública determinasse sua suspensão.

O blog provocou revolta em todo o país, com uma linha editorial apócrifa, abusada, suspeita e discriminatória. Antes do texto sobre estupro, o site já havia publicado outros matérias incitando a violência sexual contra mulheres em festas e em escolas.

No texto intitulado “Como estuprar uma mulher na USP FFCLH: O Guia definitivo”, o autor afirma que se dirige a calouros ou veteranos dos cursos da Poli-USP (Escola Politécnica da USP) e dá “dicas” de como estuprar uma aluna da FFLCH. O blog se refere às potenciais vítimas como “vadias”.

Na quinta-feira (13), o diretor da FFLCH, Sergio Adorno, enviou um comunicado aos alunos, professores e funcionários da faculdade em que caracteriza o site como “extremamente ofensivo às alunas”.

“Os fatos são extremamente graves.  Ofendem a dignidade de todas as mulheres e também de todos os homens que compartilham valores fundamentais de respeito aos direitos humanos. Disseminam imagens depreciativas dos corpos constitutivos desta Faculdade – alunos e alunas, os e as docentes, funcionários e funcionárias além de todos os cidadãos e cidadãs que reconhecem esta universidade como centro de excelência”, disse.

No e-mail, Adorno diz que, assim que foi informado da existência do blog, registrou um boletim de ocorrência no 93º DP. De acordo com o diretor, o fato também foi comunicado à Superintendência de Segurança e ao reitor da USP. “Estou ciente de que já foram e persistem sendo tomadas providências pela Administração Superior da Universidade para apuração rigorosa e responsabilização de seu ou seus responsáveis”, afirma.

Sair da versão mobile