Para manter a saúde boa, todo o corpo precisa ser exercitado, até mesmo aquela parte que não enxergamos, mas sabemos que está lá comandando tudo: o cérebro. Assim como as outras partes do corpo, o cérebro também pode ser prejudicado por alguns hábitos. Por isso é muito importante tomar cuidado e ter certeza de que você não está fazendo nada que possa prejudicá-lo. Veja abaixo o que você deve evitar para manter o cérebro ativo e funcionando bem:
Noites mal dormidas
Se você costuma dormir tarde e acordar cedo e fica “pescando” o dia todo, cuidado! Noites mal dormidas afetam a memória e dormir poucas horas pode diminuir a concentração e ter consequências como mudanças repentinas no humor. Portanto, vá para a cama mais cedo!
Fuja do sedentarismo
Fazer exercícios físicos, além de fazer bem para o corpo todo, também beneficia o sistema nervoso. O hábito de se exercitar pode ajudar a diminuir a ansiedade e também estimular formar novas redes neurais no hipocampo, parte do cérebro responsável pela memória e melhoria do sono.
Quebre a rotina
Fazer sempre as mesmas coisas dos mesmos jeitos é prejudicial para o cérebro. Com processos mentais automatizados, o cérebro é menos estimulado o que leva à uma redução das capacidades cognitivas, o que significa que fica mais difícil aprender coisas novas. Por isso novos desafios e estímulos devem entrar em cena para quebrar a rotina.
Estímulos demais
Se por um lado, ficar preso em uma rotina você estimula pouco o cérebro, o contrário também é prejudicial. Ter estímulos demais pode levá-lo a ter uma sobrecarga de informações e levar à fadiga. Por isso é importante também evitar lugares muito desorganizados e com um bombardeio excessivo de informações. Vale observar que cada pessoa tem um limite diferente de capacidade de lidar com estímulos, então não se baseie pelo que os outros aguentam, mas aprenda qual é o seu limite.
Vícios e hábitos alimentares
É sempre bom ressaltar que qualquer tipo de vício prejudica o organismo e principalmente o cérebro. Álcool, nicotina, cafeína e outras substâncias ilegais danificam o sistema nervoso e por isso devem ser evitados. Hábitos alimentares não saudáveis também podem prejudicar, é muito importante buscar uma disciplina alimentar boa e seu cérebro se beneficiará muito com isso.