Curta nossa página


Paz interior

Aprenda técnicas de respiração para meditar

Publicado

Autor/Imagem:
Roberta Lopes

Por meio da respiração é que conseguimos nos acalmar, pensar mais livremente, focar em coisas importantes e que merecem a nossa atenção.

É prestando atenção na respiração que nós fazemos de forma mais correta e fácil algumas práticas, como a yoga e a meditação, pois é quando o ar completa seu ciclo dentro de nosso corpo que também conseguimos completar ciclos de mente e alma.

Abaixo, relacionamos cinco técnicas de respiração indicadas para a prática da meditação, mas que também podem te beneficiar em outros campos. Confira:

Sama vritti Pranayama
É uma técnica focada na proporção da sua respiração. O ideal é que o ato de inspirar e expirar durem o mesmo tempo. Conte em quatro tempos e preste atenção enquanto puxa o ar para os seus pulmões, em seguida, solte o ar na mesma velocidade. Quando você conseguir controlar essa ação é interessante incluir quatro tempos entre o inspirar e o expirar. Com o tempo, você perceberá que essa técnica ajuda na concentração e facilita o ato de meditar.

Ujjayi
Essa técnica de respiração é capaz de acalmar e também de fazer uma espécie de massagem em alguns órgãos de seu corpo, principalmente o esôfago e o baço. É necessário que você inspire com bastante profundidade, até atingir o máximo de seus pulmões. Logo em seguida, prenda esse ar enquanto conseguir e depois solte pela boca. Não se preocupe em ficar em silêncio, faça os sons que o ar quiser enquanto sai e entra em seu corpo.

Kapalabhati
Capaz de acalmar a mente e fazer uma limpeza emocional! Comece sentando de forma confortável, com as pernas cruzadas e as mãos voltadas para cima sobre os seus joelhos. Encha sua barriga com o ar que inspira e sinta ela se esvaziando quando expirar. É importante que faça um som de “chhh” enquanto contrai os lábios.

Simhasana
É uma respiração mais elaborada, mas que também é capaz de aliviar o estresse como nenhuma outra é capaz! Fique sentado de pernas cruzadas ou em quatro apoios. Inspire com bastante intensidade pelo nariz e expire pela boca enquanto dá um grito que imita o rugido de um leão.

Bhastrika
Fique ajoelhado e posicione as suas mãos sobre o seu abdômen. Puxe e jogue o ar com rapidez, como se imitasse a respiração acelerada de um cachorro. É preciso que sinta o seu abdômen se contraindo e relaxando ao mesmo tempo que a sua respiração faz os movimentos. Respeite o seu corpo e faça somente pelo período que for agradável.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.