Doação
Aquele brinquedo encostado pode fazer uma criança sorrir
Publicado
emMaryna Lacerda
Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de defesa dos direitos infantis, o governo de Brasília lançou, nesta segunda-feira (10), na Residência Oficial de Águas Claras, o Mês da Criança. Na programação, a sociedade será incentivada, em outubro, a se engajar em ações de proteção da infância.
A primeira delas é a campanha de doação de brinquedos para menores de instituições cadastradas no Banco de Alimentos da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). O tema da campanha é Direito de ser criança, direito de ser feliz, e as entregas podem ser feitas até 4 de novembro, em pontos de distribuição em toda a cidade.
No evento, foi feita também a pré-apresentação do programa Criança Candanga, que tem a proposta de articular as diversas políticas públicas para a infância nas áreas de educação, mobilidade, saúde e segurança, entre outras.
O projeto também propõe o abatimento de parte do imposto de renda devido de empresas para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal. A proposta está em fase de elaboração e deve ser lançada em breve.
O estabelecimento de parcerias entre setor público e sociedade fortalece a estrutura de atenção à infância já estabelecida no âmbito distrital, de acordo com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. “Todos unidos vamos conseguir enfrentar o desafio de construir uma infância melhor. Isso é uma prioridade do nosso governo”, afirma.
A campanha de arrecadação de brinquedos representa o compromisso de toda a população com o fortalecimento do direito básico à brincadeira. “Todos nós somos guardiões da infância, somos responsáveis pelas crianças da cidade”, defende a colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg.
Durante o evento, o governador, Márcia Rollemberg e o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio de Paula Guedes Araújo, fizeram a entrega simbólica de brinquedo ao estudante Rafael Alexandre dos Reis, do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Juscelino Kubitschek, do Núcleo Bandeirante.
Dar condições para os pequenos brincarem é também investir em aprendizado, destaca a subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes, Perla Ribeiro. “A brincadeira traz o desenvolvimento cognitivo. Para isso, deve-se observar a faixa etária.”
Entre as atividades previstas para o mês está a Semana do Bebê, de 18 a 28 de outubro, com o tema O bebê sujeito de direitos. A programação inclui seminários, palestras, oficinas, exibição de filmes, debates, carreatas e um “mamaço” (grupo de mulheres amamentando em público).
Os interessados podem procurar os pontos de coleta nos batalhões da Polícia Militar do DF e do Corpo de Bombeiros, nas administrações regionais, nos conselhos tutelares.
Também vão recolher brinquedos: o Banco de Brasília (BRB), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), as viações TCB, Pioneira e Piracicabana, os Escoteiros do Brasil e a Federação Espírita Brasileira.
São parceiras na atividade as Secretarias da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; do Esporte, Turismo e Lazer; de Justiça e Cidadania; de Mobilidade e das Cidades, além da Casa Militar e da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb).
Agência Brasília