Ilha de Wight
‘Armadura’ garantiu dino viver há 150 mi de anos
Publicado
emNovas espécies de dinossauros que já ostentavam armaduras pontiagudas foram descobertas na Ilha de Wight. O dinossauro recém-identificado pertence ao grupo dos anquilossauros, conhecidos por serem herbívoros. Esses restos foram descobertos na década de 1980 na formação Wessex da ilha, uma característica geológica que remonta a 145 milhões e 66 milhões de anos atrás.
Uma nova espécie de dinossauro que já ostentou uma armadura pontiaguda foi identificada por pesquisadores depois que uma análise completa foi realizada em restos fossilizados encontrados na Ilha de Wight, revelaram autoridades.
Após uma análise minuciosa confirmar que se tratava de uma espécie até então desconhecida, foi batizada de Vectipelta barretti em homenagem ao professor Paul Barrett, chefe dos vertebrados fósseis do Museu de História Natural de Londres (NHM).
Esta descoberta marca o segundo dinossauro blindado encontrado na Ilha de Wight, sendo o primeiro Polacanthus foxii, que foi desenterrado em 1865. A nova espécie, V. barretti, difere de seu antecessor em termos de pescoço e ossos das costas. Além disso, ambas as espécies exibem estruturas pélvicas distintas, com V. barretti possuindo uma armadura mais semelhante a uma lâmina e pontiaguda.
Barrett expressou sua satisfação e gratidão por ser reconhecido dessa maneira, especialmente porque seu primeiro trabalho de pesquisa também foi sobre um dinossauro blindado nas coleções do NHM.
“Estou lisonjeado e absolutamente encantado por ter sido reconhecido desta forma, até porque o primeiro artigo que escrevi também foi sobre um dinossauro blindado nas coleções do NHM. Tenho certeza de que qualquer semelhança física é puramente acidental”, disse Barrett.
Susannah Maidment, co-autora do estudo, explicou que quando os restos mortais foram inicialmente descobertos na década de 1980, supunha-se que fossem da mesma espécie encontrada no século XIX na ilha. No entanto, uma análise mais aprofundada revelou diferenças significativas entre os dois, levando à conclusão de que V. barretti é uma espécie distinta e até então desconhecida.
Os pesquisadores também destacaram a imensa importância das rochas da formação de Wessex e da Ilha de Wight para aumentar nosso conhecimento sobre a extinção dos dinossauros.
Surpreendentemente, apesar de ambos os anquilossauros serem originários da mesma ilha, os pesquisadores descobriram que eles não eram parentes próximos.
Verificou-se que V. barretti era o parente mais próximo de alguns anquilossauros chineses, indicando que esses dinossauros migraram livremente entre a Ásia e a Europa durante o período Cretáceo Inferior, aproximadamente 145 milhões de anos atrás.
“Este é um espécime importante porque lança luz sobre a diversidade de anquilossauros na formação de Wessex e no início do Cretáceo na Inglaterra”, disse Stuart Pond, pesquisador do departamento de ciências da Terra do NHM.