México
Arqueólogos encontram templo maia erguido há mil anos
Publicado
emArqueólogos no México encontraram um antigo templo maia construído há cerca de mil anos. O monumento está em El Tigre, um sítio arqueológico na Península de Yucatán.
Embora esse templo específico seja o primeiro a ser descoberto, outras estruturas circulares na Península de Yucatán foram achadas há mais tempo, incluindo as localidades de Edzna, Becan, Uxmal e Chichen Itza.
“Este edifício amplia nosso conhecimento sobre a ocupação tardia de El Tigre”, disse Diego Prieto Hernández, antropólogo e diretor-geral do Instituto Nacional de Antropologia e História.
“As estruturas circulares geralmente correspondem ao início do período pós-clássico entre 1000 e 1200 dC, quando a zona maia tinha ligações com outras regiões da Mesoamérica, em particular com o centro do México, Oaxaca e a Costa do Golfo.”
A Península de Yucatán serviu como um dos últimos assentamentos dos maias antes do colapso da civilização. Sua queda continua sendo tema de debate entre especialistas.
A descoberta foi feita como parte de uma nova ferrovia, chamada “Tren Maya”, que está sendo construída no México e se estenderá por 1.600 quilômetros. O projeto tem tomado especial cuidado na preservação de artefatos arqueológicos e já revelou um grande número de descobertas desde o início do projeto.
Até 30 de outubro, foram encontradas 2.698 estruturas, 249 itens, 289.100 fragmentos cerâmicos e 177 restos humanos parciais ou completos. O trem Maya está previsto para começar a operar em dezembro.